E-commerce

Os erros mais comuns de quem está começando sua loja virtual

Diversos empreendedores, por mais que estejam sendo movidos pelas melhores intenções, acabam tropeçando na inexperiência e cometendo alguns erros básicos que podem quebrar precocemente qualquer empreendimento.

Listamos algumas dessas falhas abaixo, veja quais delas podem estar colocando o seu negócio em risco!

1 – Não contar com qualquer auxílio externo

É claro que você pode começar uma loja virtual sozinho e de dentro de casa. Por outro lado, quando a operação começa a ser expandida, investir em algumas sessões de consultoria jurídica ou contábil, por exemplo, passa a ser essencial para um crescimento mais saudável da empresa.

A não ser que o empreendedor seja um especialista no assunto, vale a pena contar com o auxílio de profissionais que podem auxiliar na hora de contornar diversos problemas, tais como fluxo de caixa mal planejado, enquadramentos jurídicos mal estabelecidos etc.

2 – Sangrar o caixa da empresa já em seus primeiros meses

Quando um empreendedor abre uma empresa, ele visa, principalmente, o lucro — então é bastante comum que exista, nos empresários inexperientes, uma ansiedade em relação aos primeiros retornos financeiros.

O problema é que você não pode simplesmente "podar" os recursos do seu ecommerce assim que eles começarem a entrar — o capital precisa ser reinvestido estrategicamente para fazer com que a empresa evolua e alcance uma rentabilidade cada vez maior.

A retirada precoce do capital da empresa para usos pessoais representa, em muitos casos, a maior causa da derrocada de um empreendimento que tinha potencial para dar certo.

3 – Não investir em marketing/divulgação

Nós recebemos a seguinte indagação de diversos leitores quase todos os dias: "abri uma loja virtual há 1 ano e ela vendeu uma vez só… O que estou fazendo de errado?".

A primeira pergunta que nossa equipe sempre faz é em relação ao investimento em divulgação dos produtos: afinal, o quanto você tem investido em marketing?

Muitos empreendedores, ao entrarem no mercado, acabam iludindo-se e imaginando que, por se tratar da internet, os seus produtos vão acabar sendo encontrados de alguma maneira.

Quem não investe em marketing fica parado no tempo e geralmente não sai do lugar.

4 – Perder o foco

E como estamos tratando dos erros mais comuns de quem está começando sua loja virtual, não poderíamos deixar de citar a questão do foco.

Se você é um pequeno empresário e quer ingressar no ecommerce, não pode cair no erro de querer "vender tudo para todos".

Trace um planejamento completo, estude o mercado e defina muito bem o que e para quem você vai vender. Feito isso, siga o plano.

5 – Trabalhar sem um planejamento

Se você não se esforça para entender o mínimo sobre negócios, vai ser difícil sobreviver nesse mercado.

Uma operação de ecommerce bem-sucedida pede que o empreendedor seja organizado, sabendo muito bem o que entra e sai, o que deve ser realizado a cada dia, quais contas estão vencendo, o que está entrando etc.

É muito fácil perder o controle quando se está à frente de tudo, então tome muito cuidado com isso!

6 – Falta de rotinas e processos

E para tornar o caos mais organizado e compreensível, nada mais eficiente que a criação de processos e rotinas.

Uma vez tendo montado uma empresa, nada no seu dia a dia pode ser aleatório, tudo precisa ser otimizado — é uma questão de sobrevivência.

Sendo assim, crie processos e rotinas para embalar pacotes, cadastrar produtos, atender clientes, pagar as contas etc.

Quanto mais padronizadas suas atividades são, menos tempo e energia elas consomem… E acredite: você precisará de muita energia caso queira que o seu negócio realmente traga resultados diferenciados.

7 – Buscar a operação perfeita

Você sabia que é possível começar uma operação de ecommerce vendendo somente via Mercado Livre e redes sociais? Mais do que isso: você sabia que é possível faturar centenas de milhares de reais assim?

Pois é, por mais que no início diversos empreendedores preocupem-se excessivamente com a questão de escolha de plataformas, por exemplo, o segredo pode estar na alternativa mais simples.

Está começando agora? Então não espere ter a melhor fotografia, o melhor anúncio no Facebook ou o site mais bonito para começar… Simplesmente comece com o que você tem e vá aperfeiçoando sua operação.

A busca por uma operação perfeita e "redonda" nunca acaba — simplesmente porque não existem negócios perfeitos. Ela só causa procrastinação e te deixa mais longe dos resultados tão aguardados.

 

William Alvares

William Alvares

Fundador do UILIA

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