Primeiros Passos

Guia definitivo para criar um e-mail profissional

Nossos hábitos de consumo mudaram e isso causou transformações significativas na forma como as empresas se comunicam com o seu público. Fortalecer a presença online se tornou imprescindível nos dias de hoje, pois em algum momento os consumidores irão procurar pelos seus produtos ou serviços na internet. O e-mail profissional dá mais credibilidade e ainda reforça a sua marca e posicionamento no ambiente digital.

7 motivos para ter um e-mail profissional

Segundo o Clube do Empreendedor Sebrae algumas pessoas ainda não entenderam o papel do e-mail profissional para a reputação de uma marca. Então, se você atua como profissional liberal, tem e-commerce ou qualquer outro negócio, veja abaixo os principais motivos para criar um e-mail específico para a sua empresa ou projeto.

1. Comunicação

e-mail profissional é um canal de comunicação do seu negócio e pode ser usado para fortalecer a sua marca. Vamos supor que o seu e-mail seja schweinsteiger@zapmail.com.br, toda que vez que você for informá-lo a alguém terá que soletrar e ainda corre o risco de a pessoa não entender e por falha de comunicação você perder uma oportunidade. Um jeito de facilitar a comunicação é criar e-mails setorizados, como vendas@suaempresa.com.br, contato@suaempresa.com.br ou até mesmo pedro@suaempresa.com.br.

2. Segurança

Você sabia que é cada vez maior o número de empresas que caem em golpes de e-mail? Eles têm inclusive uma nomenclatura própria: Business Email Compromise (BEC), que significa comprometimento do e-mail empresarial. Segundo o Security Report o golpe costuma ser aplicado por meio do envio de faturas falsas, e-mails falsos em nome do gestor da empresa ou são enviados e-mails aos clientes solicitando pagamentos que vão direto para a conta dos golpistas. Portanto, é imprescindível investir em soluções que concedam mais segurança e controle ao e-mail profissional.

3. Credibilidade

Talvez você já tenha recebido alguma mensagem enviada de um e-mail pessoal, mas como o assunto era profissional ficou um certo receio. Principalmente quando é algo que envolve informações sigilosas, como dados cadastrais é comum as pessoas buscarem algum meio alternativo para para confirmar a veracidade do e-mail. O e-mail profissional tende a dar mais credibilidade para o seu endereço eletrônico, tanto para quem entra em contato com você, como para quem recebe suas mensagens.

4. Integração

Você não precisará abandonar o Gmail para ter um e-mail profissional. Basta escolher um plano empresarial e personalizá-lo para a sua empresa. Isso significa que o seu e-mail corporativo pode estar integrado com outras soluções.

5. Produtividade

O pacote Google Apps para empresas reúne tudo o que você precisa em um só lugar, o que facilita a organização e acesso aos documentos. O compartilhamento de informações e o acesso rápido aos dados armazenados, entre outras funcionalidades, tendem a aumentar a produtividade das equipes. Não é à toa que a solução é escolhida por milhões de empresas em todo mundo, desde pequenos negócios até as empresas que figuram entre 500 maiores corporações do mundo.

6. Mobilidade

Acessar o e-mail profissional de qualquer lugar não é novidade, mas com o Google Apps para Empresas você passa a usar outros recursos que também ficam disponíveis em qualquer lugar e a qualquer momento. Você ganha liberdade para trabalhar de forma remota e não perde o contato com outras pessoas da equipe. É importante ressaltar que todos os dados do seu negócio ficam protegidos, pois tudo fica salvo na nuvem com total segurança. O Google desenvolveu as soluções para empresa seguindo os padrões rigorosos de privacidade e segurança, inspirado em práticas recomendadas do setor.

7. Monitoramento

Quem está começando um negócio agora pode contratar apenas um e-mail profissional, mas se sua empresa já está estabelecida pode escolher mais de uma conta de e-mail. Neste quesito, os planos são customizáveis de acordo com a sua necessidade. No painel de administrador é possível gerenciar todo o seu pacote, desde a adição ou remoção de usuários, criação de grupos e opções de segurança, entre outros. Também é possível configurar quem terá acesso a cada ferramenta ou arquivo

O que você achou do artigo? deixe seu comentário abaixo :)

William Alvares

William Alvares

Fundador do UILIA

Veja também