Primeiros Passos

22 termos de Marketing Digital que você precisa conhecer

Inbound, CTA, lead… O marketing digital é tão rico em técnicas, métodos e ferramentas para criar campanhas bem-sucedidas que é inevitável não criar termos específicos para a área. Tantas palavras novas podem acabar dificultando na hora de uma marca se aventurar na internet. E como nós queremos sempre facilitar a sua vida e a de sua empresa, separamos 22 termos de marketing digital que você precisa conhecer!

1. Briefing

É a coleta de dados, informações e ações que serão aplicadas junto ao planejamento, anterior à execução de um projeto.

2. CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

Calcula todos os gastos em marketing e vendas em um período específico e divide pelo número de clientes obtidos no mesmo período. Gastos em mídia, pessoas de vendas e marketing, entre outros gastos necessários para se trazer um cliente novo à empresa e/ou mantê-lo.

3. Conteúdo Rico

É um conteúdo relevante a ser oferecido pela empresa e baseia-se na troca de informações. Nem sempre é focado na venda do produto ou serviço diretamente e pode ser explicativo e educativo, como, por exemplo, ebooks, infográficos, cases e estudos de caso.

4. Inbound Marketing

O Inbound é o marketing de atração, ou seja, você chama a atenção do seu cliente ou invés de interrompê-los, como a publicidade tradicional costumava fazer. Uma das técnicas usados no Inbound Marketing é produzir conteúdo relevante para o seu público e usá-lo ao seu favor.

5. Keyword

Palavra-chave curta, que resume o tema específico abordado em um texto ou página. Quando há muitas palavras agrupadas, designa-se long tail keywords (palavras de cauda longa).

6. Landing Page

Uma landing page, em português, é a "porta de entrada" e consiste no direcionamento para uma página específica na qual a empresa quer apresentar uma oferta determinada. Ela afunila a procura e facilita o encontro do usuário ao seu objetivo.

7. Lead

O lead é todo cliente em potencial do seu negócio. Super simples, né? Para que um visitante seja convertido de fato em um cliente, ele precisa ser nutrido através de conteúdo de qualidade.

8. Link Building

Designa o trabalho de agregar links para seu site ou página. Também conhecido como "construção de links" e relacionamento com outras páginas da web.

9. Mailing

Uma lista de contatos, aplicada geralmente via e-mail, selecionando um grupo de contatos. A estes serão encaminhados os e-mails marketing.

10. MRR (Monthly Recurring Revenue)

Baseia-se no valor mensal que a empresa recebe de clientes. Possibilita um melhor controle a futuros movimentos.

11. Newsletter

Também conhecida como e-mail marketing é um boletim informativo, espécie de propaganda enviada pela empresa em prol de divulgar conteúdos, produtos ou serviços. O objetivo é atingir um número maior de clientes e leads e também manter comunicação e, principalmente, relacionamento entre os mesmos.

12. Opt-in e Opt-out

O momento em que o usuário aceita receber informações, inserindo suas informações de contato, chama-se Opt-in. Já quando o mesmo opta por não receber mais atualizações, ocorre Opt-out.

13. Pageviews

É simplesmente as visualizações da sua página. Visão geral de quantas vezes determinadas páginas de seu site foram visualizadas.

14. Remarketing

O remarketing é uma ferramenta que possui a finalidade de marcar e identificar os usuários que já visitaram seu site. A partir disso seus anúncios (via Google AdWords ou Facebook Ads, por exemplo) passam a ser exibidos com mais frequência aos usuários em sua navegação natural.

15. ROI

O ROI (Return On Investment) é o retorno sobre investimento, sendo a forma de saber se o dinheiro que se gasta com marketing está gerando lucros ou não.

16. SERP (Search Engine Results Page)

É a página de resultados nas buscas, ou seja, é o termo que se refere às páginas que exibem resultados em uma ferramenta de busca.

17. SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de sites para mecanismos de busca)

É o conjunto de técnicas aplicadas em seu site para melhorar o posicionamento nos buscadores. Conheça mais sobre SEO aqui em nosso Blog.

18. Spam

É a mensagem eletrônica enviada ao usuário sem consentimento do mesmo. Geralmente é encaminhado via e-mail, apesar de atingir outras mídias sociais. É aplicada, em sua maioria, junto a práticas comerciais, de divulgação de marca ou produtos, mas podem ser utilizadas para disseminar materiais indesejáveis.

19. Teste AB

O teste AB trata-se de um teste no qual se avaliam versões diferentes de uma página, estudando qual delas possui melhor aceitação, visando identificar a maior conversão/sucesso junto ao público.

20. Web Analytics

O processo de análise e coleta de informações dos usuários que visitaram uma página de internet, buscando desenvolver e otimizar o desempenho de sites. Visa, em geral, conhecer o comportamento do público e realizar aprimoramentos de experiência de usuário. Conheça mais sobre Web Analytics neste ebook gratuito.

21. CTA

Conhecido como Call-to-Action ou chamada à ação, é um convite para os visitantes de uma página darem o próximo passo depois de interagir com um conteúdo.

22. UX

Para conquistar novos clientes, é fundamental ter um site atraente e fácil de navegar. Nesse contexto, a UX – termo em inglês para experiência do usuário – precisa ser levada em conta. Afinal, se um visitante não encontrar facilmente o que procura em seu site, ele sairá da página sem concluir uma compra, por exemplo.

 

William Alvares

William Alvares

Fundador do UILIA

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